MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Ensino Bilíngue

Bilíngue de verdade

Na Maple Bear os alunos tornam-se bilíngues de verdade, capazes de interagir, com conforto e naturalidade, em ambientes onde tanto a língua inglesa quanto a língua portuguesa são utilizadas. O ensino bilíngue proporciona uma intensificação na plasticidade neuronal que facilita o aprendizado e as adaptações às mudanças.

Nos primeiros anos da educação infantil os alunos vivenciam a imersão total na língua inglesa. No Senior Kindergarten, última série da Educação Infantil, os alunos recebem também estímulos em língua portuguesa, etapa em que a alfabetização é intensificada nos dois idiomas simultaneamente, através do incentivo de compartilhamento de informações, comparativos de ideias, interpretação de linguagens, desenvolvimento do pensamento crítico e investigação do sistema alfabético de escrita nos dois idiomas.  A partir do ensino fundamental, o programa é oferecido de forma complementar nos dois idiomas, sendo metade da carga horária oferecida em língua portuguesa e metade em língua inglesa, sem que haja repetição de matéria e atendendo às exigências do ensino para uma certificação brasileira.

Benefícios do Cérebro Bilíngue

.
Multiculturalismo

Aprender em inglês significa aprender, pensar, diferenciar e respeitar inúmeras culturas. Crianças bilíngues de verdade são expostas a mais de uma cultura o que amplia as possibilidades de significação do mundo, pensamento crítico e visão global. Na Maple Bear Morumbi celebramos datas comemorativas do Brasil, Canadá e globais.

.
Linguagem

Quando pensamos utilizamos a linguagem. A habilidade oral de uma criança está altamente relacionada ao número de palavras que a mesma consegue produzir. Uma criança bilíngue usa em média mais que o dobro de palavras que uma criança monolíngue da mesma idade. Aprender a falar, ler e escrever em duas línguas amplia possibilidades, cria curiosidade, e o mais importante, gera um senso crescente de autoestima e identidade.

.
Oportunidade

Os alunos bilíngues têm mais habilidades necessárias para viver, estudar, trabalhar e serem felizes em qualquer lugar do mundo. Ampliando assim suas oportunidades acadêmicas e profissionais no Brasil e no exterior.

Eles também possuem uma maior facilidade para aprender outras línguas estrangeiras.

.
Funções Cognitivas

Numerosos estudos confirmam que ser bilíngue aumenta a plasticidade neuronal, melhorando as funções cognitivas como concentração, planejamento, resolução de problemas e aprimorando a memória.

Nossos alunos são capazes de interagir com conforto e naturalidade, em ambientes onde tanto a língua inglesa quanto a língua portuguesa são utilizadas.

.
Cérebro exercitado

Estudos científicos confirmam que o cérebro bilíngue possui mais conexões neuronais e quando este é exercitado durante a fase de maior crescimento do orgão, até 11 ou 12 anos, reduz as podas neurais e diminiui a probabilidade de doenças degenerativas – como Alzheimer.

Este aumento de conexões neuronais facilita o pensamento e a aquisição de memória.

.
Letramento

A estratégia utilizada para decifrar os códigos de um idioma ajudam as descobertas no outro idioma, facilitando o processo de alfabetização.

.
Literatura

Na educação canadense a leitura é intensamente incentivada, dando liberdade de pensamento ao leitor a fim de ampliar possibilidades e desenvolver pensamento crítico. Mais de 80% da literatura mundial disponivel para a Educação Básica está em inglês. O programa Maple Bear incentiva a leitura de livros nacionais e estrangeiros, através de contação de história, leitura guiada e a exploração da mini biblioteca presente em cada sala de aula. Pela leitura o aluno é convidado a fazer novas descobertas, brincar com palavras e se aventurar no mundo da imaginação.

.
Fluência no Inglês

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para interagir com o mundo a nossa volta. Ser fluente em uma língua utilizada internacionalmente, como o inglês, é um diferencial que permite quebrar barreiras e não estar limitado à nenhuma possibilidade para obter uma boa comunicação. O estímulo ao cérebro bilíngue nos primeiros anos de vida proporciona que a fluência na segunda língua possa acontecer com mais naturalidade e ausência de sotaque.

Excelência Bilíngue

Desde sua fundação, em 1867, o Canadá foi constituído como uma nação fundamentada no respeito às diferenças. Mas foi apenas em 1970 que o Canadá se tornou um país bilíngue oficializando os idiomas francês e inglês, por entender que era fator determinante para a inclusão e respeito aos direitos de todos os cidadãos do país. Esse movimento marcou o início de uma longa história de pesquisas e dedicação ao desenvolvimento de um sistema educacional verdadeiramente bilíngue, capaz de desenvolver cidadãos não somente fluentes em uma segunda língua, mas possuidores da cultura de dois idiomas nativos.